Educação Infantil

Blog Image

A Educação Infantil é hoje considerada a fase mais importante na formação pedagógica do aluno, pois a base adquirida e solidificada durante este ciclo será a pedra fundamental e estrutural do processo de aprendizagem do aluno durante toda a sua vida escolar.

O principal objetivo do Fênix Júnior é proporcionar uma aprendizagem significativa, que permita a criança desenvolver diferentes habilidades, uma educação centrada com um currículo específico para cada área do saber, propiciando que ela estabeleça relações entre o que já sabe e aquilo que é novo. Neste processo, a criança é vista, portanto, como construtora do seu próprio conhecimento.

A situação didática é formada por atividades que fazem com que o aluno vivencie as experiências necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades, valorizando a investigação, a integração, o incentivo e o estímulo à cooperação entre o grupo.

 

Serviços

Metodologia

O Grupo Fênix de Educação aplica, para a Educação Infantil, uma conceituada metodologia baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, neuropsicólogo da Universidade de Harvard.

A partir da teoria das inteligências múltiplas, é possível refletir sobre maneiras de utilizar este referencial na sala de aula, pois as crianças necessitam desde cedo de um convívio variado com diversas situações que possam proporcionar aprendizagens significativas. O “aprender” da criança ocorre de várias formas, como no brincar, falar, ler, de diversas maneiras. Porém, o que faz a diferença neste caso é que seja qual for a aprendizagem deve fazer algum tipo de sentido.

Nesta concepção, acredita-se que a criança deve ser estimulada o tempo todo em suas ações, pois assim ela aprende a solucionar problemas vivendo nas situações do cotidiano e através de novas práticas, para isso, a aprendizagem deve ser de forma concreta.

Ambientes

Toda a unidade Infantil do Grupo Fênix de Educação possui ambientes totalmente projetados como espaços para aprendizagem, onde cada lugar proporcionará estímulos necessários para o desenvolvimento intelectual, motor, físico e emocional.

Cardápio

Para suprir as necessidades diárias do organismo dos bebês e crianças, a alimentação é composta por nutrientes essenciais, através de uma alimentação equilibrada, balanceada e variada.

É nesta fase da vida que as crianças, para darem conta do desenvolvimento (cognitivo, motor, físico), necessitam de substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado (isto é, ajustado às necessidades individuais), as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto, o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma bem natural e com muita satisfação.

Os hábitos saudáveis de alimentação são incentivados e praticados por meio de projetos e atividades lúdicas, propostos com a orientação de um médico nutricionista.

Horários

Secretaria: 7h às 12h - 12h às 18h

Tesouraria: 7h às 12h - 12h às 17h

Coordenação: 8h às 11h30 - 13h30 às 17h30

Matriz Curricular

Linguagem oral e escrita

Matemática

Natureza e Sociedade

Inglês

Corpo e Movimento

Educação Física

Arte

Musicalização

Informática

Robótica

Períodos estendidos

Linguagem oral e escrita

Natação

Judô

Circo

Culinária

Ballet

Arte

Atividades recreativas

Profissionais

Aline de Carvalho Fernandes - PROFESSORA INTEGRAL (TARDE)

Caroline Correia de Melo PROFESSORA G5

Karina Nogarol - PROFESSORA G1 (TARDE)A

Marisa Cesário - PROFESSORA INTEGRAL (MANHÃ)

Patrícia Virgínia da Cunha - PROFESSORA G1 (MANHÃ) INTEGRAL (TARDE)

Roseli Ap. Alves Nunes - PROFESSORA G2

Tainan Ap. Belotti Marconi - PROFESSORA G1

Valquíria Ribeiro Marconi - PROFESSORA G2 (MANHÃ)

Vanessa Madrini de Assunção - PROFESSORA G4 (MANHÃ) G3 (TARDE)

Viviane Elaine Grano Sulatto - PROFESSORA G4 (TARDE)

Viviane Regina Dinho Bueno - PROFESSORA G3 (MANHÃ)

 


voltar