Ensino fundamental I e II

Blog Image

Ensino fundamental I

Para os alunos do Ensino Fundamental I, o Grupo Fênix de Educação possui uma proposta baseada na capacitação e no pleno domínio da leitura, escrita e cálculo; formam-se atitudes de valores, criando vínculos de tolerância, solidariedade, cidadania e respeito humano, além de assegurar uma aprendizagem sólida.

Em relação ao conteúdo, a escola utiliza o material desenvolvido pelo Sistema ETAPA, que procura transmitir o conhecimento de forma coerente, articulada e em harmonia com cada estágio vivido pela criança. As avaliações são semanais, buscam uma visão singular e mais completa de cada aluno, conhecendo todas as suas habilidades e necessidades.

Os educadores se cercam de modernas tecnologias, munidos da estrutura necessária para nortear o conhecimento de forma lúdica em diferentes áreas do conhecimento, motivando o aluno para novas descobertas e desafios.

 

Equipe

Agata Cangani Ribeiro

Andréa B de Andrade

Caio Portella Gaeta

Carolina I E Pereira

Deborah de O C Figueiredo

Denise Bertassoli

Elaine Soares de Mello

Érica Botelho

Flávia Batistuci Rodrigues Valerio

Marisa Moraes de Castro

Michele Teixeira Nunes

Patrícia A C Cangane

Roberta Macedo Alcon Rosa

Silvana Leite de Moraes

Soraya Merenice Simão Rayes

Tânia Bertassoli

Teresa Cristine V F Marques

Valéria Ap. San Roman Fontes Jacinto

Valéria Grotto Lopes

Matriz curricular

A proposta curricular do Ensino Fundamental I está pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Desporto. O conteúdo programático é organizado de modo a permitir ao aluno vivenciar situações que propiciem a construção de conceitos cada vez mais abrangentes.

Nos cinco anos iniciais, o professor, assessorado por um coordenador, centraliza o ensino das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências, em dedicação exclusiva a um único ano, permitindo ao aluno a vivência do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental como um conjunto integrado correlacionando-se com a afetividade e a proximidade necessária nessa fase.

As matérias, Arte, Música, Inglês, Educação Física, Robótica , no 1º ano, e Informática, no 5º ano, são ministradas por professores especializados. As aulas de informática, do 1º ao 4º ano, são ministradas pelos próprios professores de classe, sob a orientação e capacitação de um analista de suporte.

O conteúdo curricular do Grupo Fênix de Educação propõe um ensino que seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, social e econômico.

Nessa perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular as quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea.

Aprender a conhecer.

Aprender a fazer.

Aprender a viver.

Aprender a ser.

Apoio pedagógico

O material didático do Sistema ETAPA é reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e aprofundado do país, é constantemente atualizado, proporcionando aulas dinâmicas e estimulantes, levando o aluno à reflexão de novos conhecimentos.

 

Ensino fundamental II

Os alunos do Ensino Fundamental II do Grupo Fênix de Educação são estimulados a praticar sua autonomia e projetar suas ideias para o futuro, despertando sua liberdade de escolha e descobertas.

Para essa faixa etária, o material do Sistema ETAPA possui uma visão interdisciplinar e mais aprofundada dos conteúdos. As áreas de conhecimento são baseadas em frentes de aprendizagem, como por exemplo, a partir do 6° ano a disciplina de Ciências é dividida em três matérias: Biologia, Química e Física. Dando suporte a todo este trabalho mais específico dos conteúdos, são realizadas aulas de apoio e plantões de dúvidas constantes.

Visando auxiliar a assimilação cognitiva, o Grupo Fênix possui laboratórios de última geração, sala de realidade virtual, laboratório de robótica, entre outras ferramentas de ensino. A instituição também estimula os jovens a praticar esportes e viver uma vida saudável respeitando seus limites.

 

Equipe

Ana Paula C Zanom

Caio Portella Gaeta

Cristiane C F Biscaino

Daniela Cristina S Basso

Fátima Nanci S Nunes

Felipe Ferreira Buonanotte

Francisco C de A Junior

Janaina X S Rodrigues

Márcio BertiniMarco Aurélio C Barroso

Maria Izilda Vera Silva

Rita de Cassia V Conte

Robson José Mabelini

Tassiana P de Brito

Silvana Leite de Moraes

Valéria Frattari

Wadson José M Cadarço

Ximena Elizabeth M Aguilera

Matriz curricular

As disciplinas organizam-se em uma matriz curricular com conteúdos de conhecimentos de forma gradual.

Potencializam-se situações-problema na busca de saber interpretar, conhecer, fazer e interagir em cada área de estudo.

É necessário que essas disciplinas tenham sua interação, levando-se em conta a base de ação em se comunicar e fazer uso desse conhecimento como um todo.

Respeitamos e construímos nossos pilares educacionais na estrutura da UNESCO:

Aprender a conhecer.

Aprender a fazer.

Aprender a viver.

Aprender a ser.

Apoio pedagógico

O material didático do Sistema ETAPA é reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e aprofundado do país, é constantemente atualizado, proporcionando aulas dinâmicas e estimulantes, levando o aluno à reflexão de novos conhecimentos.

 


voltar