Ensino fundamental

Blog Image

Ensino fundamental I

Abrindo as portas para o mundo...

Para os alunos do Ensino Fundamental I, o Grupo Fênix de Educação possui proposta de capacitação e pleno domínio da leitura, escrita e cálculo; formamos atitudes de valores criando vínculos de tolerância, solidariedade, cidadania e respeito humano, além de assegurar aprendizagem sólida.

Favorecemos o desenvolvimento de um ambiente letrado através de nosso conteúdo. Estimulamos nos alunos o gosto pela leitura e escrita a partir de textos e atividades diversas. Os assuntos contemplados nos livros do SAS levam o aluno a utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – para expressar ideias de acordo com os diferentes contextos comunicativos; fazer uso consciente dos recursos naturais e tecnológicos; e a adotar posicionamento crítico em situações cotidianas, reconhecendo-se como parte integrante e agente transformador do ambiente em que se insere.

 

Equipe

Agata Cangani Ribeiro

Andréa B de Andrade

Caio Portella Gaeta

Carolina I E Pereira

Deborah de O C Figueiredo

Denise Bertassoli

Elaine Soares de Mello

Érica Botelho

Flávia Batistuci Rodrigues Valerio

Marisa Moraes de Castro

Michele Teixeira Nunes

Patrícia A C Cangane

Roberta Macedo Alcon Rosa

Silvana Leite de Moraes

Soraya Merenice Simão Rayes

Tânia Bertassoli

Teresa Cristine V F Marques

Valéria Ap. San Roman Fontes Jacinto

Valéria Grotto Lopes

Matriz curricular

A proposta curricular do Ensino Fundamental I está pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Desporto. O conteúdo programático é organizado de modo a permitir ao aluno vivenciar situações que propiciem a construção de conceitos cada vez mais abrangentes.

Nos cinco anos iniciais, o professor, assessorado por um coordenador, centraliza o ensino das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências, em dedicação exclusiva a um único ano, permitindo ao aluno a vivência do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental como um conjunto integrado correlacionando-se com a afetividade e a proximidade necessária nessa fase.

As matérias, Arte, Música, Inglês, Educação Física, Robótica , no 1º ano, e Informática, no 5º ano, são ministradas por professores especializados. As aulas de informática, do 1º ao 4º ano, são ministradas pelos próprios professores de classe, sob a orientação e capacitação de um analista de suporte.

O conteúdo curricular do Grupo Fênix de Educação propõe um ensino que seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, social e econômico.

Nessa perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular as quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea.

Aprender a conhecer.

Aprender a fazer.

Aprender a viver.

Aprender a ser.

Apoio pedagógico

O material didático do Sistema ETAPA é reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e aprofundado do país, é constantemente atualizado, proporcionando aulas dinâmicas e estimulantes, levando o aluno à reflexão de novos conhecimentos.

 

Ensino fundamental II

Novas descobertas, construindo e convivendo...

Os alunos do Ensino Fundamental II do Grupo Fênix de Educação são estimulados a praticar sua autonomia e ideias para o futuro, despertando sua liberdade de escolha e descobertas.

Os temas são trabalhados incentivando a capacidade de análise crítica e raciocínio lógico, a expressão de ideias em diferentes linguagens, utilização de variadas fontes de informação na construção do saber.

Por meio do conhecimento de aspectos naturais, socioculturais e econômicos de nosso país e de outras nações, o aluno é compreende a importância da cidadania, participação social, questionamento, diálogo e proposição de soluções para mediação de conflitos.

 

Equipe

Ana Paula C Zanom

Caio Portella Gaeta

Cristiane C F Biscaino

Daniela Cristina S Basso

Fátima Nanci S Nunes

Felipe Ferreira Buonanotte

Francisco C de A Junior

Janaina X S Rodrigues

Márcio BertiniMarco Aurélio C Barroso

Maria Izilda Vera Silva

Rita de Cassia V Conte

Robson José Mabelini

Tassiana P de Brito

Silvana Leite de Moraes

Valéria Frattari

Wadson José M Cadarço

Ximena Elizabeth M Aguilera

Matriz curricular

As disciplinas organizam-se em uma matriz curricular com conteúdos de conhecimentos de forma gradual.

Potencializam-se situações-problema na busca de saber interpretar, conhecer, fazer e interagir em cada área de estudo.

É necessário que essas disciplinas tenham sua interação, levando-se em conta a base de ação em se comunicar e fazer uso desse conhecimento como um todo.

Respeitamos e construímos nossos pilares educacionais na estrutura da UNESCO:

Aprender a conhecer.

Aprender a fazer.

Aprender a viver.

Aprender a ser.

Apoio pedagógico

O material didático do Sistema ETAPA é reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e aprofundado do país, é constantemente atualizado, proporcionando aulas dinâmicas e estimulantes, levando o aluno à reflexão de novos conhecimentos.

 


voltar